Aviso: Procedimentos de Matrícula para a Graduação
PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA
DEPES-DTINF-CEFET
A matrícula 2015.1 dos cursos de graduação será realizada em duas fases:
PRIMEIRA FASE DA MATRÍCULA
Na primeira fase as disciplinas de todos os cursos estarão disponíveis. Todas as disciplinas ofertadas nos diferentes cursos e que fazem parte da grade curricular do curso no qual o aluno esteja matriculado, estarão acessíveis para escolha, segundo as regras de prioridades estabelecidas mais abaixo.
Após o processamento da primeira fase de matrícula, a disciplina na situação "matriculada" é definitiva, ou seja, o aluno tem vaga garantida na disciplina e não poderá trocá-la por outra na 2ª fase.
Definição de período do estudante
NP = número do período, ou, simplesmente, período do estudante. (Por exemplo, um curso de 5 anos, tem 10 períodos. Assim, NP pode assumir os valores 1, 2, ... , 10).
Um estudante está no período NP desde que ele tenha cursado uma carga horária (CH) maior ou igual à carga horária total de todas as disciplinas dos períodos anteriores, NP-1, NP-2, ... Isso inclui tanto cargas horárias de disciplinas obrigatórias quanto de disciplinas optativas, desde que estejam vencidas. Para saber se uma disciplina está vencida é preciso consultar o histórico escolar de integralização curricular.
CRA = Coeficiente de Rendimento Acumulado
Regras de priorização da matrícula por disciplina
O sistema de matrícula atribui pontos a cada inscrição de disciplina como forma de escalonar as prioridades para inclusão da disciplina. A pontuação total para cada disciplina tem uma primeira parcela (bonificação) que pode ser de 5000 pontos, 2000 pontos ou 0 ponto.
5000 pontos de bonificação (disciplina do seu curso, período certo)
É atribuído inicialmente 5000 pontos à disciplina escolhida que foi ofertada para o curso do estudante e que corresponde ao seu período.
Por exemplo: Aluno do 4º período do Curso A que solicita inscrição em disciplina do 4º período do Curso A.
A pontuação total (Pt) para essa disciplina tem mais uma parcela:
Pt= 5000 + 100 x NP
onde NP é o período do estudante.
Assim, o aluno que se matricula nas disciplinas recomendadas para o seu curso, seguindo a grade curricular proposta pela instituição sem repetir nenhuma disciplina, recebe, a cada disciplina, a maior bonificação, 5000 pontos, e pode seguir durante todo o curso e se formar sem o contratempo de ter que disputar disciplinas com alunos que não seguem a grade.
2000 pontos de bonificação (disciplina do seu curso, período qualquer)
É atribuído inicialmente 2000 pontos à disciplina escolhida que foi ofertada para o curso do estudante mas que não corresponde ao período ao qual o aluno está matriculado.
Pt = 2000 + 100 x NP + CRA
Por exemplo: um aluno com CRA=7 cursando o 5º período do Curso B escolhe uma disciplina do 4º período do Curso B. A pontuação total (Pt) desta disciplina é:
Pt =2000 + 100 x NP + CRA = 2000 + 100 x 5 + 7 => Pt=2507
Essa segunda regra de pontuação garante que nenhum aluno de outro curso tome a vaga de alunos que solicitam disciplinas ofertadas para seu próprio curso, uma vez que os alunos que solicitam disciplinas de outros cursos não receberão nem a bonificação de 2000 nem a de 5000 pontos, conforme descrito abaixo.
0 ponto de bonificação (disciplina de outro curso)
É atribuído ao estudante que solicita matrícula em uma disciplina que foi ofertada para outro curso diferente do seu.
Pt = 0 + 100 x NP + CRA
Por exemplo: um aluno com CR=5 cursando o 6º período do Curso A escolhe uma disciplina de qualquer período do Curso B. A pontuação total (Pt) desta disciplina é:
Pt = 100 x NP + CRA = 100 x 6 + 5 => Pt=605
Lembrar que uma turma pode ser ofertada (i) para alunos de um determinado curso, (ii) para alunos que tenham a disciplina no currículo do seu curso ou (iii) para qualquer aluno do CEFET/RJ.
O CRA só desempata uma disputa de vagas caso haja empate em todos os demais critérios.
Prioridade escolhida pelo aluno
Na inscrição, o estudante escolhe a prioridade das disciplinas porque pode haver choque de horários de duas disciplinas com a mesma pontuação total (Pt). Caso o aluno esteja apto a cursar duas turmas que tem o mesmo horário o sistema optará pela disciplina com maior pontuação total (Pt). Havendo empate nesse critério, o sistema optará pela disciplina que o aluno escolheu como prioritária durante a matrícula. Esta é a única situação em que a prioridade escolhida pelo aluno na matrícula é considerada.
SEGUNDA FASE DA MATRÍCULA
Na segunda fase, não será possível alterar as disciplinas aceitas na primeira fase, apenas acrescentar disciplinas, segundo as prioridades estabelecidas anteriormente.
PERÍODOS DE MATRÍCULA:
Primeira fase: 11/12/2014 a 14/12/2014
Divulgação do resultado da primeira fase: 16/12/2014
Segunda fase: 18/12/2014 a 21/12/2014
Divulgação do resultado da segunda fase: 23/12/2014
AVISOS
Para evitar quaisquer transtornos durante o período da matrícula, verifiquem antecipadamente se estão com os logins/senhas atualizados e se conseguem acesso ao Portal do Aluno.
Qualquer pendência com a Biblioteca impossibilitará o aluno de realizar a matrícula.
Problemas de acesso ao Portal (logins/senhas) ficam a cargo do DTINF solucionar. Comuniquem eventuais problemas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Outros problemas com disciplinas e questionamentos quanto ao resultado do processamento da matrícula devem ser encaminhados à SECAD para decisão dos Departamentos.
Para eventuais necessidades futuras, salve a tela da matrícula após o envio dos dados.
DEPES - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DTINF - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Redes Sociais