Vice-diretor e equipe dirigente do Cefet/RJ tomam posse
O vice-diretor e os diretores sistêmicos do Cefet/RJ na gestão passada foram reempossados no cargo, com a atribuição de consolidar o crescimento institucional dos últimos quatro anos. A solenidade foi realizada no dia 1° de setembro, no campus Maracanã, sob a condução do diretor-geral, professor Carlos Henrique Alves. “O crescimento organizado e sustentado da instituição não seria possível sem a ajuda dessa equipe, que trabalhou arduamente para reconfigurar a instituição e fazê-la crescer de acordo com a nossa proposta de transformação em universidade”, afirmou o diretor-geral.
O vice-diretor, Mauricio Motta, no discurso de posse |
Ex-aluno dos ensinos técnico e superior do Cefet/RJ e docente da instituição há 25 anos, o professor Mauricio Motta foi reempossado como vice-diretor. Durante sua trajetória profissional, Motta auxiliou na implantação do setor de pesquisa da instituição, tanto na esfera da iniciação científica quanto da pós-graduação. O docente também participou da criação dos novos campi e da discussão e formulação do projeto pedagógico ainda vigente. “É um privilégio trabalhar em uma instituição com a história do Cefet/RJ. Privilégio maior ainda é participar dessa história, escrita por cada um de nós, todos os dias”, discursou o vice-diretor.
A professora Gisele Vieira foi ratificada no cargo de diretora de Ensino. Responsável por uma gestão que priorizou a ampliação da oferta de educação técnica e superior, bem como o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica dos cursos, Gisele reassumiu uma diretoria que hoje abrange cerca de 90 cursos. “Nós entendemos que a alma da instituição são os cursos, que devem ter bons projetos pedagógicos, com corpo docente atuante, qualificado e uma infraestrutura adequada. Avançamos muito nesse sentido, mas ainda há muito trabalho pela frente”, avaliou a docente.
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação permaneceu sob a liderança do professor Pedro Manuel Pacheco, que conduziu a expansão e a diversificação do setor, com a criação de novos programas nas áreas de engenharia e humanidades. Pacheco também investiu na verticalização do segmento de pesquisa. “Nós construímos uma estrutura na qual a pesquisa acaba sendo um espaço comum aos alunos dos ensinos médio-técnico, graduação e pós-graduação”, afirmou.
A pedagoga Maria Alice Caggiano foi reempossada como diretora de Extensão, com a proposta de “aperfeiçoar o espaço de diálogo de saberes que é a extensão, respeitando todas as oportunidades, opiniões e escolhas”. Servidora técnico-administrativa do Cefet/RJ desde a década de 1990, Maria Alice, a princípio, temia que o cargo fosse afastá-la dos alunos, mas percebeu justamente o inverso. “A extensão me permitiu estar cada vez mais perto deles”.
O professor Marcelo Maciel foi ratificado como o responsável pela Diretoria de Gestão Estratégica. No cargo desde março de 2014, quando o herdou do professor Fernando Corrêa, Maciel tem priorizado a sistematização dos indicadores do Cefet/RJ, para responder às exigências do governo federal e promover uma gestão mais eficiente. “Precisamos ser mais eficazes e eficientes em nossa administração, especialmente neste ano e no próximo, em função do contingenciamento do orçamento do governo federal”, pontuou.
À frente da Diretoria de Administração e Planejamento há dois anos, quando substituiu o professor Diego de Carvalho, o docente Fernando Corrêa foi reempossado com a tarefa de continuar a modernização administrativa iniciada pelo antecessor. “Nos próximos anos, vamos continuar com o planejamento orçamentário transparente, direcionando os recursos para as áreas que demonstram suas necessidades e sua capacidade de execução, onde há um maior engajamento tanto dos servidores técnico-administrativos quanto dos professores”.
Da esquerda para a direita: o diretor de gestão estratégica, Marcelo Maciel; o diretor de pesquisa e pós-graduação, Pedro Manuel Pacheco; o vice-diretor, Mauricio Motta; o diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Alves; a diretora de ensino, Gisele Vieira; a diretora de extensão, Maria Alice Caggiano; o diretor de administração e planejamento, Fernando Corrêa.
Clique aqui para ver mais fotos da cerimônia.
Redes Sociais