Equipe do Cefet/RJ e da UFRJ é selecionada para a final do Invent for the Planet 2020
Da esq. para dir.: Samuel Breves (Cefet/RJ), Dimitri Costa (Coppe), João Lucas (Cefet/RJ) e Larissa Fonseca (Coppe).
A Equipe Corais, vencedora da etapa local do Invent for the Planet (IFTP) 2020, foi selecionada como uma das seis melhores equipes da competição e irá disputar a etapa final do desafio que ocorrerá nos Estados Unidos. A disputa para a escolha dos finalistas envolveu 31 universidades de 20 países, com a participação de mais de 750 alunos e 120 equipes.
A equipe brasileira é formada por Samuel Breves e João Lucas, alunos da graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet/RJ, e Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos do doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ. Eles desenvolveram um novo sistema de filtragem para máquinas de lavar que utiliza magnetita, um mineral com propriedades magnéticas, capaz de captar pequenas partículas de plástico geradas em lavagens e que vão parar nos oceanos.
A disputa final ocorrerá no período de 31 de março a 1º de abril, na Texas A&M University, quando serão anunciados o 1º, o 2º e o 3º lugares na competição. Em 2019, a equipe representante do Brasil, formada por alunos da UFRJ e do Cefet/RJ, foi a grande vencedora do desafio.
Confira abaixo as seis equipes selecionadas para a final do IFTP 2020:
- Cefet/RJ e UFRJ (Brasil) – Equipe: Corais
- Embry-Riddle Aeronautical University (EUA) – Equipe: Team 2
- James Madison University (EUA) – Equipe: Walkalot
- Makerere University (Uganda) – Equipe: HyaBioplastics
- New Mexico State University (EUA) – Equipe: Crustacean
- Texas A&M University (EUA) – Equipe: ECOtory
Redes Sociais