“Marielle sempre lutou contra a violência”, destaca a mãe da vereadora em evento sobre direitos humanos no Cefet/RJ
Com o objetivo de discutir a questão dos direitos humanos, especialmente a promoção do respeito à diversidade e da cultura da paz, o Comitê do Pacto de Direitos Humanos do Cefet/RJ realizou, nesta quarta-feira, dia 25 de abril, o evento “Marielle presente”. A roda de conversa no campus Maracanã contou com as presenças da mãe da vereadora Marielle Franco, Marinete da Silva, e do diretor-geral da instituição, professor Carlos Henrique Figueiredo Alves. O evento aconteceu simultaneamente nos campi de Itaguaí, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis e Valença.
“Marielle é uma mulher que sempre lutou contra todos os tipos de violência, e eventos como esse fortalecem a gente”, enfatizou Marinete, lembrando que sua filha esteve várias vezes no Cefet/RJ. Para o diretor-geral, o assassinato da vereadora foi “uma barbárie” que a sociedade não pode deixar acontecer. “Todos nós somos iguais e temos o direito de viver e de sermos felizes”, destacou o professor Caíque, como é conhecido o diretor-geral da instituição. Para ele, as universidades deveriam ser mais consultadas na discussão sobre a questão dos direitos e da segurança pública. “A academia pode dar importantes contribuições a este debate”, enfatizou Caíque.
Representantes da organização não governamental Rede da Maré também estiveram presentes e destacaram a importância de uma instituição pública de ensino promover a defesa dos direitos humanos. O evento contou ainda com a presença da diretora de Extensão do Cefet/RJ, Maria Alice Caggiano de Lima. O comitê gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos do Cefet/RJ é coordenado pelo professor André Couto, chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários, e pela administradora Priscila Paiva, da Diretoria de Gestão Estratégica.
Clique no link para ver mais fotos do evento.
Redes Sociais