Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IV Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO - EIA 2013
Início do conteúdo da página

IV Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO - EIA 2013

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2013, 11h50 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 20h43 | Acessos: 894


Apresentação do IV EIA 2013



O IV Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO -EIA é um encontro nacional, anual, com origem na Escola de Engenharia de Produção/CCET. O interesse principal é o enredamento dos plurais elos de interações com recursos naturais, educação ambiental, gerenciamento de resíduos e políticas ambientais, objetos, híbridos, humanos e não humanos, que estão nas problemáticas dos trabalhos e experiências desenvolvidas em multidisciplinares áreas do conhecimento que serão bem-vindas. Políticas Ambientais, aqui se faz aqui se paga? É o Tema de 2013 (Helô Borges).



A atividade econômica se viabiliza ao lançar mão dos recursos naturais. Tais recursos devem ser usados pelo homem de forma sustentável e em condições favoráveis, desde que não comprometam a integridade dos outros ecossistemas ou espécies. Como fazer para alcançar essa meta, sem comprometer a importante missão de mitigar a pobreza ou melhorar as condições de vida dos homens? Nesta linha, O EIA estimula o envio de trabalhos, de todas as áreas acadêmicas, que buscam dar soluções para esse dilema (André Campos).



A Educação Ambiental, neste contexto, é um processo educacional baseado: em uma visão crítica da sociedade de consumo; no reconhecimento da complexidade do pensamento humano; no conhecimento da interdependência e inter-relações dos seres da Terra; e nos valores éticos da liberdade do pensamento, da igualdade de direitos dos seres da Terra e da defesa da vida (Hedy Vasconcellos).



Na origem da crise moral e espiritual de nossos dias, está uma falsa premissa de separação radical entre seres humanos e natureza e a ilusão antropocêntrica de que todos os seres e entes não humanos nos pertencem porque somos uma espécie superior. Como as práticas pedagógicas materializam, em seu cotidiano, este distanciamento do mundo natural? Diante de uma cultura que silencia a unidade e valoriza a dicotomia, afirmamos a importância de uma Educação Ambiental fundada na ética do cuidado, respeitadora da diversidade de culturas e da biodiversidade; processo que considera as ecologias pessoal, social e ambiental; que busca religar seres humanos e natureza, reinventar os caminhos de conhecer e dizer não ao consumismo e ao desperdício (Lea Tiriba).



Apesar de uma legislação ambiental com vários elementos considerados como conquistas de lutas e reivindicações de movimentos sociais envolvidos nas temáticas ambientais, a política ambiental brasileira reproduz arcaicas estruturas do sistema macropolítico global, bem como da histórica política colonialista brasileira. Nesse jogo de forças, ainda distante do equilíbrio, assistimos a um resurguimento vigoroso de forças conservadoras e reacionárias que vêm impondo um dos maiores retrocesso de todos os tempos em torno das pautas de defesa ambiental, ao mesmo tempo em que a agenda ambientalista se aglutina à causas por direitos humanos, como a defesa de populações tradicionais e povos indígenas. Diante deste complexo cenário, o EIA questiona, qual deve ser o posicionamento da Universidade Pública em relação política ambiental do Brasil? (Celso Sanchez)



Com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ações como redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos passam a ser obrigatórias no Brasil. Nesta temática, o IV EIA convida a todos os membros da academia, gestores, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, e sociedade civil a divulgar suas iniciativas para o Gerenciamento de Resíduos (Natascha Krepsky).


Mais informações:  vs 18 Normas de Submissão IV EIA 2013

registrado em:
Fim do conteúdo da página