DERAC informa mudanças nas solicitações de formatura dos cursos de graduação da Unidade Maracanã
Em virtude do retorno às atividades presenciais, o Departamento de Administração e Registros Acadêmicos (DERAC) informa que houve mudanças nas solicitações da formatura (colação de grau e diploma) dos alunos dos cursos de graduação da Unidade Maracanã.
Confira:
- Colação de grau (formatura): a formatura dos cursos de graduação ocorrerá, oficialmente, na colação de grau, que é a sessão solene em que os formandos são declarados concluintes dos seus respectivos cursos.
A colação de grau será realizada nas datas publicadas no calendário acadêmico do Cefet/RJ. Serão realizadas duas colações de grau a cada semestre letivo: a primeira, 50 dias após a entrega de graus, e a segunda, 45 dias após a primeira.
Para solicitação, o aluno deverá preencher, assinar e digitalizar o “Requerimento de colação de grau” e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., colocando, no campo “assunto”, o texto “Colação de grau Cefet/RJ Maracanã”, além de informar o nome completo e o curso no corpo do e-mail. O aluno deverá aguardar, até 15 (quinze) dias antes da realização da cerimônia, o contato do DERAC com as instruções sobre a colação de grau.
Serão analisados os requerimentos enviados até 20 dias antes da cerimônia de colação de grau. Requerimentos enviados após esse prazo serão analisados para a colação de grau imediatamente posterior, com data definida em calendário acadêmico.
- Colação de grau (formatura) extemporânea: em casos de colação de grau extraordinária, o aluno deverá especificar a solicitação no “Requerimento de colação de grau extraordinária”, descrever o motivo, anexar o documento que comprove a urgência do pedido e enviá-los para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto “Colação de grau extraordinária Cefet/RJ Maracanã”. Também deverá ser informado o nome completo e o curso no corpo do e-mail. A documentação será analisada pelo DERAC e, sendo deferida, a solicitação será tratada como colação de grau (formatura) extemporânea.
- Solicitação de diploma (primeira via): o aluno que já realizou a colação de grau deverá, no mínimo 3 dias após a cerimônia, se dirigir ao DERAC da Unidade Maracanã (localizado na Sala 13 do Bloco C), para dar entrada no processo de diploma, com os seguintes documentos originais e cópias (não é necessário autenticar em cartório):
- certidão de nascimento ou casamento;
- identidade;
- CPF;
- título de eleitor ou e-Título, com o comprovante da última votação ou com a certidão de quitação eleitoral;
- certificado militar (alunos do sexo masculino);
- diploma ou certificado de conclusão do ensino médio (frente e verso), com registro no Diário Oficial (exceto instituição federal de ensino);
- boletim de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso a seleção tenha sido por esse sistema.
Após a conferência e a liberação das cópias da documentação mencionada, o aluno deverá se dirigir ao Protocolo Central (localizado no Bloco A, ao lado da recepção que fica na entrada da Avenida Maracanã) para dar entrada no processo.
Munido do número do processo de diploma, o aluno poderá solicitar ao DERAC, através do preenchimento do requerimento, a declaração de conclusão. O documento informa que o diploma está em fase de registro e o substitui até a sua emissão.
- Solicitação de diploma (segunda via): o procedimento é o mesmo referente à solicitação da primeira via. Além disso, o aluno deverá anunciar a perda do documento em jornal de grande circulação, na página de editais e avisos, e anexar ao processo a cópia inteira da página do jornal onde foi divulgada a publicação.
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